Web's Concluídas

09/11/2011

“A bulimia é uma doença silenciosa”, diz Mel Fronckowiak, a Carla de Rebelde


Carla é uma garota meiga, conciliadora, apaixonada, talentosa e, com toda a sua beleza, faz muito sucesso entre os meninos. Cheia de qualidades, quem vê de fora pode pensar que ela tem a vida perfeita. No entanto, a realidade é bem diferente: a gata sofre de bulimia. Para falar sobre a doença e outros dramas da personagem, Mel Fronckowiak, atriz que interpreta Carla na novela, conversou com o R7.


Além dos distúrbios alimentares, outro tema tirou o apetite da rebelde nos últimos capítulos. Trata-se do fim de seu namoro com Tomás, sua grande paixão. Afinal, o que falta para o casal se entender?
- O relacionamento deles sempre foi muito imaturo, cheio de ciúme. Eles misturaram muito os espaços um do outro. Então o que falta é adquirir a maturidade de respeitar o espaço de cada um. Torço para que eles voltem.
Enquanto eles não se acertam, recentemente, o fã de Rebelde ficou com o coração na mão ao assistir Carla desmaiar mais uma vez. Agora mais comprometida com a terapia, ela está no caminho certo para se livrar da doença?
- A cura é muito difícil. Então a Carla oscila como todo bulimico. Tem momentos que ela melhora, enquanto em outros piora e passa por crises.
Além da terapia, o que mais poderia ajudá-la?
- A possibilidade de voltar com Tomás, por exemplo, faz ela a se sentir mais confiante, com a autoestima lá em cima.
Para viver a personagem, Mel conversou com um médico que trabalha com distúrbios alimentares na Clínica do Comportamento, no Rio de Janeiro. Como foi o papo?
- Para que eu entendesse melhor o que se passa com uma bulimica, ele me apresentou algumas meninas que estavam em diversos estágios da doença. Algumas já tinham sofrido e estavam sob controle, enquanto outras apresentavam quadros mais graves.
Fora o papo com o doutor, rolou algum outro tipo de preparação?

- Eu também fiz uma ampla pesquisa na internet, meio que o nosso público tem muito acesso. Eu queria saber o que tinha de informação lá para eles. E é muito interessante, porque assim como existem pessoas que fazem um trabalho de conscientização muito bonito, tem muita gente que incentiva práticas bulimicas.
Está dado o recado. Não acreditem em tudo o que circula na internet. Como bulimia é papo muito sério, o tema ganhou destaque na novela.
- A TV também tem essa função social. É importante mostrar o drama de Carla, pois a bulimia é uma doença muito silenciosa. Então, mais do que pros jovens, é fundamental para as famílias desses jovens assistirem à novela e aprenderem como se comportar ao se depararem com a doença.
Em meio a problemas amorosos e de saúde, a rebelde vai traçando o seu caminho. Para auxiliá-la, Mel dá um conselho:
- Olhe para o espelho. Você é uma menina bonita e aceita por todos. Não precisa se maltratar para que as pessoas gostem de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário